sábado, dezembro 13

Obama e a ex-futura prostituta de Brasília

Não gosto tanto dele, acho que tem muita retória e gosta de mencionar casos soltos e não reais/eficientes e duradouros para os problemas que nos perturbam.
 
Desta vez, todavia, acertou em cheio. Quem já trabalhou com jovens e teve a oportunidade de cativar pessoas a fazer o certo, vai entender melhor.
 
É tudo uma questão de argumento! Pode-se sim convencer, só falta disposição
 
Adorei o exemplo!
 
 
Com vcs, Gilberto Dimenstein.
 
x    x    x
 
 
Pensata

Gilberto Dimenstein

15/11/2008

Obama e a ex-futura prostituta de Brasília


Barack Obama está sendo pressionado a matricular suas duas filhas numa escola pública de Washington --talvez seja mais fácil um negro se eleger presidente do que ele aceitar essa pressão. Afinal, as escolas públicas daquela cidade são conhecidas pelo péssimo desempenho, violência, drogas, especialmente entre os negros.

O que me intriga nesse debate é o fato de que a capital da nação mais poderosa do mundo tem dificuldade de lidar com a violência de seus alunos --e daí se vê a dificuldade que temos e vamos continuar tendo no Brasil, onde não dispomos, nem remotamente, de tantos recursos.

Por isso, recomendo a leitura de um livro chamado "A Pedagogia do Cuidado", do educador Celso Antunes, que está sendo lançado nesta semana, sobre a experiência da Casa do Zezinho, que fica no chamado "triângulo da morte" de São Paulo. São relatos de casos de educação contra a barbárie, fazendo com que os jovens se expressem e se encantem pelo conhecimento.

Um exemplo é a de uma menina que se prostituía na favela. Num truque pedagógico, Dagmar Garroux ofereceu-lhe então um treino para ser prostituta com muito dinheiro, preparada para trabalhar em Brasília. Isso implicou estudar mais e cuidar do corpo para valorizar a "mercadoria". A menina fez ensino médio, entrou num curso pré-vestibular, passou na USP e se formou em odontologia.

O caso, que está detalhado no www.catracalivre.com.br, mostra que não basta dinheiro para enfrentar a violência. É preciso oferecer espaço de sonho --por isso, a ex-futura-prostituta de Brasília virou dentista. E também um negro órfão, criado por uma avó, se tornou presidente.

Gilberto Dimenstein, 52, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às segundas-feiras.

E-mail: palavradoleitor@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

sexta-feira, dezembro 12

Superação

Pois é galera, acabando o ano... ladainhas de sempre, bla bla etc...
 
Resumindo bem, esperando que todos um dia passem, aprendam e amadureçam tanto quanto quem passou, tem passado, e passará pela:
 
 
Espero que continuemos em 2009, assim, fazendo mais, e indo atrás (riminha vagabunda, não?).
 
Voltando aos registros de imagens, afinal de contas, somos sentimentos também.
 

terça-feira, dezembro 9

A boa...

...notícia é que a videochamada entre operadoras está funcionando! Recebi ligações de um amigo da Tim.
 
A má notícia é que a minha operadora não faz ligação para as concorrentes. :-(
 
nhé!

Bêbados e Natal cancelado!

Que tipo de bêbado você é? (não cheguei na meta ainda, mas achei uns dois perfis, para quando chegar lá...)

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/12/081209_alcool_amanha_md_cq.shtml

x    x    x

E, ah, Jesus nasceu no mesmo mês que EU nasci, ok?

Duvída? Check out!

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/12/081209_jesusnascimento.shtml

Sort of... - Amiga

...satisfied.
 
Eu sei, deveria estar fazendo BEM melhor a esta altura, mas só o pequeno reconhecimento de "melhorou" e de a avaliação ter vindo com menos marcações gerais (quase uma página inteira sem marcações, e com erros que são mais fáceis de acertar, bom não? ;-) ), já anima um pouco mais.
 
x    x    x
 
Tenho uma amiga que deve ser fã do Saramago. A impressão que tenho é que ela está aprendendo, primero, a não usar as interrogações, para depois tirar o resto. "Engraçadinhos" os textos dela, diria eu. Gosto de lê-los.

segunda-feira, dezembro 8